Réf. 74443004

Especificações

funcionalidade Multifonctions
material PVC
Gama acessórios

Perguntas frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES REVESTIMENTOS DE PAREDE

Pergunta 1: Onde encontro os perfis de acabamento e acessórios de aplicação?
Resposta 1: Esses produtos são comercializados nas grandes superfícies de bricolagem e nos revendedores de materiais.

Pergunta 2: Em que superfície se pode colocar revestimentos em PVC da Grosfillex?
Resposta 2: O suporte deve ser plano (irregularidades de 2 mm no máximo), limpo e seco. A maioria dos suportes são aceites: papel de parede, faiança, paredes pintadas, paredes rebocadas, paredes com lambris. Numa parede ou num teto irregulares ou danificados, recomendamos a aplicação dos revestimentos sobre tábuas.

Pergunta 3: Como se fixa os revestimentos em PVC da Grosfillex numa parede?
Resposta 3: A aplicação é possível por cola, pregos, parafusos ou agrafos. A aplicação por cola é o método preferido por inúmeros instaladores pela sua eficácia e rapidez de aplicação.  O suporte deve ser plano, seco e limpo. Este método é um dos mais bem adaptados para reduzir ao mínimo a utilização de materiais e obter um rendimento muito adequado. A aplicação é possível por cola diretamente no suporte a renovar, seja com adesivos de dupla face Exapan, seja com a cola Grosfillex Gx Power ou uma cola PVC equivalente.

O método por pregos em aplicar uniformemente pregos ao nível da lingueta da chapa. Este método usa-se quando a aplicação é realizada numa tábua de madeira. Assegure-se de que a tábua está plana e horizontal, em caso de necessidade, nas paredes irregulares, fixe as tábuas de forma a não terem curvas e siga os contornos das paredes. No caso de paredes húmidas e irregulares, recomendamos a utilização de madeira tratada. Tenha atenção para deixar uma ventilação suficiente por trás do revestimento exterior, deixando espaço entre as tábuas.

Para o método com parafusos, convém aplicar parafusos na lingueta do lambril. Os parafusos de fixação podem ser fixados nas tábuas em madeira. Todavia, para os blocos, tijolos ou placas de estuque, é necessário obrigatoriamente colocar tábuas em madeira antes de aparafusar.

Para o método por agrafos, pode utilizar agrafos em aço inoxidável para a fixação em estuque e divisória em madeira. Este método é particularmente útil quando se utiliza tábuas em madeira. Assegure-se de que as tábuas estão planas e horizontais, em caso de necessidade, nas paredes irregulares, fixe as tábuas de forma a não terem curvas e siga os contornos das paredes. No caso de paredes húmidas e irregulares, recomendamos a utilização de madeira tratada.

No caso de parafusos/agrafos, as chapas devem ter uma lingueta lateral de estanqueidade. Consoante o estado do suporte a renovar, serão agrafadas ou aparafusadas nas tábuas, ou diretamente na parede, se for possível.

Pergunta 4: Como coloco os meus revestimentos em PVC da Grosfillex num teto?
Resposta 4: Para aplicar no teto, recomendamos a aplicação com parafusos.

Pergunta 5: Que produto devo utilizar para o banheiro?
Resposta 5: A maioria dos revestimentos decorativos da Grosfillex pode ser aplicada em banheiros. Para uma aplicação fácil, opte pelos produtos com um comprimento de 2,60 m ou 4 m com uma lingueta lateral e aplique verticalmente. A aplicação na horizontal é igualmente possível, se o painel tiver uma lingueta no lado maior e vai de um lado ao outro do duche. Caso contrário, realizar uma junta em silicone no lado pequeno dos painéis.

Pergunta 6: É necessário realizar juntas entre os painéis de revestimentos da Grosfillex para ter uma parede estanque?
Resposta 6: Os próprios painéis são completamente impermeáveis à humidade. Para a maioria das gamas (chapas de 2,60 m e 4 m de comprimento), as chapas montadas entre si oferecem ainda uma estanqueidade, desde que o produto tenha uma lingueta lateral. No caso de uma parede exposta às projeções diretas de água como uma parede do chuveiro, convém tratar a periferia das paredes com uma junta de silicone (principalmente entre os painéis e a borda do chuveiro ou da banheira). As fichas de produtos dar-lhe-ão igualmente indicações sobre a estanqueidade.

Pergunta 7: Como cortar os revestimentos e os perfis de acabamento?
Resposta 7: Os painéis de revestimento são facilmente recortáveis com um cortador ou com ferramentas de dentes finos. Com o cortador: cortar a chapa horizontalmente, com a face da frente virada para cima e, depois, pressionar com força; a parte de cima da chapa irá quebrar de forma precisa. De seguida, basta voltar a chapa para terminar o corte no verso. Os perfis de acabamento devem ser cortados com uma ferramenta com dentes finos ou um alicate.

Pergunta 8: Como fazer o acabamento das paredes ou dos tetos?
Resposta 8: Os perfis de acabamento estão adaptados a cada utilização: acabamento de extremidade e acabamento de extremidade por encaixe (para os rebordos), ângulo interno e externo, bem como perfis mais particulares. Por favor, consulte as fichas de produto para verificar a utilização de diferentes soluções. Além disso, para realizar um ângulo interno ou externo, pode alinhar a parte de trás da chapa e dar-lhe a curvatura pretendida.

Pergunta 9: Posso fixar elementos à parede (decoração, prateleiras…)?
Resposta 9: Sim. Depois de colocar o lambril, sem dúvida que precisa de fixar outros elementos às paredes, como a saboneteira, varões para cortinados, um quadro, etc. Neste caso, é necessário furar o painel e a parede atrás para pendurar objetos. Assim, o peso dos objetos será suportado pela parede.

Pergunta 10: Posso utilizar os revestimentos em direção a um ponto quente, um ponto de luz e a que temperatura?
Resposta 10: Os painéis podem suportar uma temperatura entre -20 °C e +60 °C. Não podem ser utilizados em saunas. É aconselhável verificar a temperatura antes da utilização de painéis perto de pontos quentes (por ex.: radiadores). Numa divisão com chaminé, não utilize os painéis a menos de 50 cm. Os nossos revestimentos podem servir de suporte para integrar focos (temperatura inferior a 60 °C, lâmpada de 50 watts no máximo). A Grosfillex coloca à disposição aros para focos adaptados que permitem isolar o foco do painel a fim de evitar a deformação do painel pelo calor. A luminária utilizada deve estar conforme a regulamentação e não deve propagar o calor da lâmpada a fim de evitar a deformação do painel.

Pergunta 11: Posso fazer um teto suspenso com suspensões metálicas?
Resposta 11: Para fazer um teto suspenso, a Grosfillex propõe suspensões metálicas que permitam rebater o teto 15 cm. Devem ser colocadas a cada 60 cm. As suspensões por si só não permitem colocar um isolamento "pesado" (lã de vidro). Para isolar antes de fazer o teto, convém prever uma aplicação de tábuas.

Pergunta 12: Como limpo ou faço a manutenção do meu revestimento de parede em PVC?
Resposta 12: Basta um pano suave húmido para limpar. Utilize um produto de limpeza suave e não abrasivo, se for necessário. Em caso de muita sujidade (canetas de feltro, por exemplo), utilize álcool isopropílico.

Pergunta 13: Os revestimentos em PVC da Grosfillex são recicláveis?
Resposta 13: Sim, 100%. Podem ser entregues em centrais de resíduos com triagem de plásticos.

Pergunta 14: Qual é a diferença do custo de aplicação entre o revestimento em PVC e o azulejo?
Resposta 14:  O azulejo está disponível a todos os preços e em muitas dimensões e decorações. No entanto, são muito menos fáceis e rápidos de instalar, o que representa poupanças em custos de instalação. Será mais fácil para um "faz-tudo" principiante instalar painéis decorativos Grosfillex do que azulejos. Se recorrer a um profissional, poupará em mão-de-obra em relação à colocação de azulejos. As diferentes gamas da Grosfillex propõem uma grande escolha de produtos do tipo "azulejo".

Pergunta 15: Quais são as vantagens dos revestimentos em PVC da Grosfillex em relação aos outros lambris (madeira…)?
Resposta 15: O maior trunfo dos painéis decorativos da Grosfillex é a sua resistência num ambiente húmido. A madeira pode-se deformar, inchar, ondular. Os painéis decorativos da Grosfillex não terão nenhuma reação deste tipo num ambiente húmido. A sua resistência ao fogo é superior à dos painéis de madeira ou revestidos (MDF…).

Pergunta 16: O que é a disposição do pavimento?
Resposta 16: A disposição do pavimento consiste em estabelecer um conjunto de desenhos que incluem as indicações que orientarão e planificarão a aplicação de azulejo, placas, coberturas. A disposição do pavimento permite principalmente determinar o número, a localização e a ordem dos mosaicos.

Pergunta 17: O que é um chanfro?
Resposta 17: O chanfro é a pequena superfície formada por uma aresta abatida. Esta superfície plana é frequentemente obtida pela imagem de uma aresta em pedra, madeira ou metal. Geralmente, o chanfro entre duas faces de ângulo reto é 45°.

Pergunta 18: O que é um rebordo reto ou aspeto articulado?
Resposta 18: O lado da chapa que não tem chanfro. Quando se coloca 2 chapas lado a lado, o aspeto do conjunto é liso.