Um actor sustentável e responsável

Grosfillex, produtos sustentáveis, muito mais que apenas palavras

Desde há muito plenamente atenta às questões ecológicas e ambientais, nomeadamente no seu sector, a empresa Grosfillex deu agora início ao processo de obtenção da certificação ISO 50001; norma relativa ao sistema de gestão de energia.

A redução dos impactos ambientais está sempre em causa pelo que as nossas iniciativas em matéria de desenvolvimento sustentável assentam numa forte noção de sustentabilidade a nível de produtos, serviços e de indivíduos.

Os nossos objetivos

-Utilização entre 50% a 100% de material reciclado no total dos produtos e adaptação de ferramentas
-Criação de novos produtos com capacidade para a absorção de 100% de material
-Projeto de economia circular (primeiro teste em curso)


1) Um compromisso ecológico

- Escolher e trabalhar os materiais em busca da qualidade e longevidade dos produtos

O ADN da Grosfillex sempre se baseou em produtos robustos e de qualidade que duram o máximo possível.

A durabilidade dos nossos produtos é frequentemente medida em décadas! Um parâmetro importante quando se trata de avaliar o seu custo ambiental.

Com a Certificação ISO 9001 para a conceção, fabrico e comercialização de equipamentos executados a partir de materiais plásticos, a empresa detém o controlo total sobre a sua composição e todas as etapas do processo de produção, seja por extrusão ou injeção.

Todas as matérias-primas utilizadas estão em conformidade com o regulamento europeu REACH que entrou em vigor em 2007 para garantir o fabrico e utilização de substâncias químicas na indústria.

O cádmio também foi suprimido das fórmulas desde 1996 e o chumbo substituído poe cálcio de zinco desde 2003.

As nossas garantias de produtos estão entre as mais altas do mercado para que os produtos só sejam renovados quando for realmente necessário.

- A reciclagem de resíduos

100% dos resíduos plásticos de produção das fábricas são reutilizados!

 

Resíduos de produção o refugo, tudo é separado, regenerado e reutilizado.

A proporção de reciclado varia entre os 15 e os 100 % dependendo da gama.

Não há motivação financeira por detrás deste processo, dado que o material reutilizados não é mais competitivo após o reprocessamento, sendo apenas uma verdadeira escolha ética para limitar o nosso impacto no meio ambiente. A proporção ideal do material reutilizado é definida internamente para cada tipo de produção, de forma a garantir exatamente as mesmas características técnicas do produto final. Estes desempenhos são verificados pelo nosso laboratório interno e controlados por laboratórios independentes.

Os outros resíduos são sistematicamente separados, reavaliados e depois reutilizados em cada sector especializado.

- A utilização de material reciclado oriundo de resíduos externos

A Grosfillex aderiu à UFME (Union des Fabricants de MenuiseriesUnião dos Fabricantes de Marcenarias) ao assinar a Carta de Compromisso Voluntário para a Reciclagem de Marcenarias em Fim de Vida; uma primeira iniciativa relativa à recolha e tratamento dos resíduos em causa e a sua eventual reintrodução sob a forma de material reciclado utilizado na composição de novos produtos. Um primeiro projeto teste em curso com a recuperação de marcenarias não Grosfillex.

* Uma abordagem proativa com foco na aquisição de matérias-primas recicladas de resíduos domésticos, industriais ou outros.
* Estão a ser feitos testes com a utilização de materiais reciclados pós-consumo ou pós indústria e, até ao momento, conclusivos em mobiliário e floreiras. Algumas peças poderiam ser produzidas e compostas por 100% desses resíduos externos.

- O plano de desempenho energético

Desde 2015, em parceria com a EDF, o grupo Grosfillex tem vindo a desenvolver um Plano de Desempenho Energético tomando medidas para reduzir e otimizar o seu consumo de energia:

* Uma central fotovoltaica de 750 m² está instalada na cobertura das instalações de Montréal-la-Cluse para a produção anual de autoconsumo que representa o abastecimento a 42 famílias e evitando a emissão de 50 t de CO².

* Renovação da iluminação de todos as unidades de produção com LED permitindo uma economia de 50% neste item

* Sistemas de variação de velocidade nos motores que proporcionam regulação e, portanto, economia

* Novos sistemas de refrigeração para equipamentos industriais utilizando instalações de última geração sem Gaz de Efeito Estufa e com eficiência energética

* Recuperação generalizada do calor libertado para aquecer instalações industriais e uma melhor gestão do aquecimento em geral

* Um plano de renovação das coberturas para melhorar o isolamento

* Otimização do uso de ar comprimido com inspeção regular e reparação rápida de fugas na rede e equipamentos e encerramento de instalações quando não forem necessárias à produção

* É implementado um plano de contagem; os sub contadores de energia recuperam em tempo real, numa plataforma informática os dados e indicadores permitem identificar eventuais derivações, medir o impacto das ações realizadas e identificar possíveis otimizações

* Em 2020, para ir mais longe e envolver todos os colaboradores, está a ser iniciado um processo para a obtenção da certificação ISO 50001 (gestão de energia) em 2021.

- A gestão de recursos: A Grosfillex respeita as regras e a utilização de recursos naturais

Os locais de produção do grupo são Instalações Classificadas para a Proteção do Meio Ambiente (ICPE) com controlos regulares efetuados pela administração municipal local.

 

O AR > Centrais de ventilação em cada fábrica permitem a renovação regular do ar em conformidade com a regulamentação. As novas instalações de ventilação são inspecionadas por um gabinete de controlo e validadas pelos organismos de prevenção.
A ÁGUA > Redução máxima do consumo de água graças a circuitos fechados de arrefecimento específicos para cada utilização.
O SOLO > A nossa atividade não liberta quaisquer resíduos tóxicos para o solo. É dada particular atenção à recolha e tratamento das águas pluviais. Os grandes espaços verdes envolventes são preservados para que o solo permaneça o mais permeável possível.
O TRANSPORTE > Uma busca constante para a limitação de fluxos ou otimização dos vários transportes rodoviários, aéreos e marítimos para encontrar a solução mais adequada. Para evitar o transporte de mercadorias a grades distâncias, a Grosfillex conta ainda com 3 unidades de produção no mundo: em França para a Europa, nos EUA para a América do Norte e no Brasil para a América do Sul.

Conversações regulares com as várias transportadoras sobre responsabilidade ecológica, continuando a satisfazer os clientes em termos de prazos e método de entrega.

AS COMPRAS > A nossa política de compras doravante exige que todos os fornecedores se comprometam com uma abordagem ambiental. Além disso, na ISO, a competitividade com racionalização de custos totais e uma medida de risco, promove a economia local e reduz os impactos de transporte.

Um compromisso social

- A segurança dos colaboradores acima de tudo

Para assegurar um ambiente de trabalho que garanta a segurança e a saúde dos empregados, bem como um desempenho industrial que respeite o meio ambiente, a Grosfillex compromete-se e pede a todos os seus colaboradores, trabalhadores temporários e prestadores de serviços que assumam consigo esse compromisso.

O seu desempenho industrial está diretamente ligado à segurança e ao cumprimento das regras postas em prática pelo grupo.

Empenhada na saúde ocupacional, a Administração do Grupo assinou uma convenção Higiene e Segurança Ambiental com 4 grandes orientações.

MISSÃO 1

AGIR SOBRE OS COMPORTAMENTOS

Desenvolver regras básicas e simples destinadas a todos os colaboradores para criar uma educação comum em segurança e proteção do nosso meio ambiente.

Construir uma cultura de segurança rodoviária para todos os colaboradores.

MISSÃO 2

MANTER OS TRABALHADORES NO POSTO DE TRABALHO

Estabelecer uma plano de ação para proteger as nossas máquinas e as nossas ferramentas industriais.

Integrar as boas práticas de HSE no estudo, projeto, compra e receção dos nossos equipamentos.

MISSÃO 3

DESENVOLVER A CULTURA DE HSE DO GRUPO

Desenvolver ferramentas comuns ao grupo para fornecer aos gestores e equipas de projetos meios para integrar os componentes de HSE nas suas tarefas diárias.

MISSÃO 4

AUMENTAR A NOSSA CAPACIDADE DE GERIR SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Formalizar procedimentos de urgência para as instalações que capacitem uma melhor resposta em situações extraordinárias.

A segurança é a nossa prioridade e é uma preocupação de todos os colaboradores. É elevada ao mais alto nível da empresa pelo empenho da comissão de gestão, mas igualmente pelo exemplo dado pelos nossos gestores.

- A segurança das instalações industriais

Para prevenir o risco principal, o incêndio, todas as unidades industriais do grupo estão equipadas com extintores automáticos (sprinklage) e de retenção de águas.

A segurança das instalações é assegurada por um sistema de controlo de acesso e pela presença de guardas de segurança.

As equipas de bombeiros nas proximidades realizam, regularmente, manobras no perímetro das nossas instalações para avaliar o risco em diversas e hipotéticas situações possíveis.

- Recrutamento local

Participação em feiras e eventos promotores de emprego

Acompanhamento de trajetórias de carreira e formação de colaboradores ao longo de toda a sua carreira

Ação a favor da mobilidade interna e acolhimento de rotativos e estagiários

Garante do cumprimento das obrigações legais e regulamentares, como, por exemplo, em matéria de:

*emprego de pessoas com deficiência,

*igualdade profissional entre mulheres e homens.

- Externo

A empresa participa no desenvolvimento ambiental, social e económico do seu território com o espírito «ganhar/ganhar».